Em 2014 falava assim do futuro da Mel Santa Maria ao Hélder Reis.
Rui Baptista, fundador do projecto Mel Santa Maria, conta ao Hélder Reis, na entrevista para o programa Sociedade Civil, da RTP2, que a sua formação de base é na área de educação física, leccionou alguns anos mas…
… o gosto pela apicultura e pelas abelhas manteve-se, sempre, paralelo à sua profissão. Mais tarde, sem colocação, decide dedicar-se a 100% à apicultura profissional e ao desenvolvimento de mel biológico.
Nesta data, da entrevista, é assumido o compromisso de construir uma melaria no Largo do Toural, em Santa Maria de Émeres, na região transmontana de Valpaços, e hoje em 2017 é uma missão cumprida.
Rui Baptista
O gosto pelas abelhas aumentou e de uma, a povoação cresceu para onze colmeias. Em 1996 houve a primeira produção de mel, cerca de 170 kg. É nesta altura que surge a ideia de dar ao mel o mesmo nome da aldeia onde tudo começou: Mel Santa Maria. Hoje, existe já um efectivo com cerca de 1000 colmeias, localizadas em várias zonas de Trás-os- -Montes e conta com um produção, média ano, de 20 toneladas de mel biológico.
Assista ao vídeo para saber o que move o gestor apícola.