Mel na Saúde

O mel engorda menos que o açúcar?

O mel engorda menos que o açúcar porque tem menos calorias e tem índice glicêmico moderado, fazendo com que ocorra um menor aumento do nível de açúcar no sangue após o seu consumo, o que retarda o aparecimento da fome e não causa estímulo para o organismo produzir gordura.

Isso acontece porque na composição do mel existe um carboidrato chamado palatinose, que é o responsável pelo menor índice glicêmico do mel. Além disso, o mel possui diversos nutrientes e compostos bioativos, como tiamina, ferro, cálcio e potássio, que melhoram a saúde e dão a esse alimento propriedades antioxidantes e expectorantes.

Quantidade de mel recomendada para não engordar?

Para que o uso do mel não leve ao ganho de peso, deve-se consumir apenas cerca de 2 colheres de mel por dia, o qual pode ser adicionado em sumos, vitaminas, biscoitos, bolos e outras preparações culinárias.

É importante lembrar que o mel industrializado vendido em supermercados não é mel de verdade, portanto não traz nenhum benefício para a saúde e estimula o ganho de peso assim como o açúcar branco. Por isso, ao comprar o mel, procure pelo mel de abelha verdadeiro e, se possível, orgânico / biológico.

O mel é um adoçante natural que pode integrar na sua alimentação. Já conhece o nosso mel biológico, produzido na região transmontana?

Mel Biológico Certificado - medalha de bronze 2016 / medalha de ouro 2017

Publicações Relacionadas

One thought on “O mel engorda menos que o açúcar?

  1. Maria Cristina da Cunha Veloso Pinto diz:

    Mel de excelente qualidade e sabor!
    Muitos Parabéns…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *